Mauri Viana é reeleito presidente da Fenatracoop

No início do século XX, jornadas de trabalho de 12, 16 e 20 horas eram comuns. Assim como a exploração da força de trabalho de mulheres e crianças. Além disso, os salários pagos eram extremamente baixos, e ainda havia reduções salariais como forma de punição e castigo. Todos eram explorados sem qualquer direito ou proteção legal. Até o final dos anos 80 e mesmo no início dos 90, já com algumas dificuldades, o movimento sindical brasileiro cumpriu o papel de irradiador de conquistas sociais por todo o país. Todos os avanços sociais e conquistas da classe trabalhadora, mesmo que pequenos ou parciais, foram frutos da formação dos sindicatos.

10308365_781657295179347_4840373353801384045_n

Com a experiência de mais de 26 anos de lutas no movimento sindical e sabedor da carência por uma representatividade ainda maior, Mauri Viana, que é trabalhador em cooperativa na função de classificador, iniciou ainda nos anos de 2005 os trabalhos e articulações com a finalidade de fundar a Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil – Fenatracoop. Depois de longos anos de luta e batalhas na justiça, em 2009 o Ministério do Trabalho editou e publicou a portaria de fundação da federação. “A Fenatracoop surgiu com a finalidade de representar e defender conquistas e direitos dos trabalhadores, dar suporte e sustentação aos sindicatos e além disso, proporcionar legalidade nas ações e atividades desenvolvidas pelas cooperativas garantindo assim a empregabilidade do sistema cooperativista”, revela Mauri Viana.

ELEIÇÃO
Cumprindo o que rege o estatuto da federação, foi publicado no diário oficial em 21 de março de 2014, edital de convocação para assembleia e abriu aprazo até dia 22 de abril para inscrição de chapas para disputar as eleições para estar a frente dos serviços da federação nos próximos anos. No Art. 18 do estatuto, consta que a federação será administrada por uma diretoria composta por 16 (dezesseis), membro eleitos juntamente com igual número de suplentes, pelo Conselho de Representantes, com mandato provisório de 2 (dois) anos, a contar da data da posse. E automaticamente 5 (cinco) anos após a publicação do registro do órgão competente. Numa demonstração de entrosamento e união em prol da luta pelas direitos e conquistas dos trabalhadores em cooperativa, somente uma chapa foi inscrita que foi apresentada e aceita pelo conselho representante da Fenatracoop. Com a denominação “Organização e Luta” a nova diretoria que tem como presidente Mauri Viana assume para mais um mandato que promete de ser de muita luta e conquistas em prol da melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores em cooperativa do Brasil.

Mauri Viana foi reeleito para mais um mandato como presidente da Fenatracoop

Veja a baixo a lista completa dos nomes e cargos que compõe a nova diretoria da Fenatracoop.

DIRETORIA

Mauri Viana