Para OAB, novos dirigentes são exemplos da importância do quinto constitucional

Para OAB, novos dirigentes são exemplos da importância do quinto constitucional

Em seu discurso de saudação ao novo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o advogado Marcus Vinicius Furtado Coêlho, presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), destacou a importância do quinto constitucional para o engrandecimento da magistratura.

Coêlho afirmou que tanto o novo presidente, ministro Francisco Falcão, como sua vice, ministra Laurita Vaz, ingressaram na magistratura pelo quinto constitucional. Falcão entrou no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) em vaga destinada à advocacia, enquanto Laurita Vaz chegou ao STJ em vaga reservada aos membros do Ministério Público.

“São exemplos que reafirmam a importância e magnitude do quinto constitucional na esfera judiciária, que possibilita o ingresso em suas fileiras de juristas com experiências profissionais distintas da magistratura, mas com igual interesse na realização da justiça”, ressaltou o presidente da OAB.

Coêlho ainda destacou que o presidente Francisco Falcão, quando corregedor nacional de Justiça, foi um parceiro importante da OAB na manutenção das prerrogativas profissionais: “Um defensor da valorização do advogado como instrumento de fortalecimento e respeito do cidadão.”

“Temos a mais plena confiança de que a fraterna harmonia entre a OAB e o STJ, a partir desse significativo momento, será cada vez mais fortalecida”, concluiu Coêlho.

Fonte STJ

Deixe uma resposta