Governo muda política econômica
Tombini, Levy e Barbosa, no anúncio formal da escolha da nova equipe econômica: medidas ainda não foram divulgadas, mas discursos indicam adoção de política fiscal austera nos próximos anos

Governo muda política econômica

Ao anunciar ontem os integrantes da nova equipe econômica, o governo confirmou que dará uma guinada na política que vigorou nos últimos quatro anos. O discurso mais contundente coube ao futuro ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que divulgou as linhas gerais da nova política fiscal, com o claro objetivo de acalmar os mercados.

Levy informou que, em 2015, o setor público consolidado (União, Estados e municípios) terá de produzir um superávit primário nas contas públicas de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) – neste ano, até outubro, registrou déficit primário de R$ 11,5 bilhões, o pior resultado desde 1997. Em 2016 e 2017, o esforço será ainda maior, de no mínimo 2% do PIB, disse Levy.

arte28pri-102-levy-a1

O objetivo da austeridade é a “estabilização e o declínio da relação dívida bruta do governo geral como percentual do PIB” e a redução da inflação, até 2016, para o centro da meta (4,5%). Em 12 meses até outubro, o IPCA variou 6,59%, acima do limite permitido (6,5%).

Levy sinalizou que o governo vai interromper a política de repasse de recursos do Tesouro Nacional aos bancos federais, política que, segundo ele, injetou nos bancos num montante “equivalente a quase um quarto da dívida mobiliária federal em mercado”. A redução da dívida dependerá da não ampliação dessas transferências, advertiu o futuro ministro.

Em sua fala, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, confirmado no cargo, indicou a continuidade da estratégia de alta da taxa básica de juros (Selic) para levar a inflação à meta em dois anos. Tombini também sinalizou que o BC não ampliará a oferta de proteção cambial além dos US$ 105,4 bilhões já colocados no mercado.

O futuro ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, que absorverá em sua pasta programas de outros ministérios, como o Minha Casa, Minha Vida e o de concessões de serviços públicos, defendeu a austeridade fiscal e disse que não há contradição entre estabilidade econômica e gastos sociais.

fonte:http://www.valor.com.br/