Sala do Empreendedor em Ribeirão Preto, vai às ruas para formalizar 15 mil microempreendedores

Objetivo é levar as informações e atendimento aos bairros da cidade
 Durante reunião realizada na manhã desta sexta-feira, na Sala do Empreendedor Individual, foram discutidas as estratégias para o lançamento do Projeto “Comece Legal”, que busca tirar da informalidade mais de 15 mil comerciantes.

O projeto tem o objetivo de levar informações aos comerciantes que estão em busca da legalização de suas atividades. Os profissionais da Sala do Empreendedor e seus parceiros vão aos bairros em busca destes comerciantes. Uma vez por mês, a Sala do Empreendedor Itinerante estará em um bairro da cidade para esclarecer, orientar e encaminhar estas pessoas. “A não formalização é resultado da falta de informação. Queremos levar aos comerciantes a mensagem de que existe um local em Ribeirão Preto que formaliza as atividades, e o trabalhador informal passa a ter seus direitos e deveres reconhecidos”, ressalta Rodrigo Matos, gerente do Sebrae de Ribeirão Preto. O lançamento oficial do projeto será feito pela prefeita Dárcy Vera no dia 26 de julho, no Palácio do Rio Branco.

A Sala do Empreendedor, inaugurada em 19 de fevereiro de 2010, já realizou mais de 10.900 atendimentos ao público, aproximadamente 12 mil orientações pelo telefone, expediu 2.495 alvarás e formalizou 5.419 profissionais sendo, em sua maioria, profissionais da construção civil como: pintor, pedreiro, profissionais da beleza e vendedores de roupas. “A Sala do Empreendedor Individual é uma conquista do atual governo, que espera tirar da informalidade mais de 15  mil comerciantes” declara Osvaldo Braga, chefe da Fiscalização Geral da Prefeitura de Ribeirão Preto.

Sala do empreendedor registra mais de 10 mil atendimentos

Segundo levantamento feito pelo Departamento Nacional de Registro do Comércio, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ribeirão Preto é a quarta colocada no ranking de cidades em formalização de MEIs- Microempreendedores Individuais no Estado de São Paulo, ao longo do ano de 2010. A lei que regulamenta a MEI (Lei do Microempreededor Individual) é uma legislação federal, que permite a formalização dos empreendedores individuais e possibilita que milhares de pessoas regularizarem suas atividades profissionais sem burocracia.

Com a formalização, o empresário garante CNPJ, abertura de contas bancárias, empréstimos e emissão de notas fiscais, além de permitir acesso aos benefícios da Previdência Social, como o direito de auxílio maternidade, auxílio reclusão, auxílio doença e aposentadoria.  A Sala do Empreendedor conta com a parceria da Casa do Contabilista, Banco do Povo, SEBRAE, Coderp, Sincovarp e ACI-RP.  No local, entre outros serviços, o empreendedor realiza a abertura da empresa e a declaração anual de faturamento.

Serviço:
Endereço da Sala do Micro Empreendedor Individual